A psicoterapia como ferramenta de melhoria profissional
- Jéssica Moura
- 24 de abr.
- 2 min de leitura

A carreira profissional muitas vezes é desafiadora, desde a escolha de qual profissão seguir e até as mudanças ao longo da trajetória profissional. Os desafios podem surgir na forma como cada pessoa lida com o trabalho, as emoções que gera, bem como a maneira que trata os relacionamentos interpessoais.
A partir da identificação de um desconforto em relação a vida profissional, procurar ajuda da psicoterapia voltado para o trabalho, pode ser um grande recurso de manejo e mudança de vida, não só profissional como pessoal. Uma vez que a carreira profissional é uma parte importante na vida de pessoas adultas.
A psicoterapia como ferramenta de melhoria profissional:
Escolha profissional: Existe uma crescente dúvida na hora de escolher a profissão. Através da psicoterapia, é possível que o indivíduo mapeie suas habilidades, valores, interesses, para facilitar no processo de escolha.
Transição de carreira: Muitas pessoas com carreiras já consolidadas se percebem perdidas profissionalmente, sem propósito e desejo de continuar o trabalho, assim a psicoterapia pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades e motivadores para mudança de carreira profissional, ajudando a manejar os medos e conflitos internos que podem aparecer com a possibilidade de mudança.
Gerenciamento de estresse: Profissões podem ser fontes de estresse elevado. A psicoterapia ensina técnicas de avaliação comportamental, regulação de emoções, técnicas de relaxamento, permitindo que o indivíduo lide melhor com pressões do dia a dia.
Resolução de conflitos: Em ambientes de trabalho, conflitos com colegas ou superiores podem surgir. A terapia pode ajudar a desenvolver habilidades de comunicação e estratégias para resolver desavenças de forma construtiva.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: A terapia pode auxiliar na busca por um equilíbrio saudável entre as demandas do trabalho e da vida pessoal, promovendo bem-estar geral.
Aumento da confiança: Muitas pessoas enfrentam inseguranças profissionais. A psicoterapia pode ajudar a construir uma autoimagem mais positiva e a aumentar a confiança nas próprias capacidades.
Desenvolvimento de habilidades sociais: A psicoterapia pode ajudar a melhorar as habilidades interpessoais, essenciais para o trabalho em equipe e o networking. Auxilia no desenvolvimento de tomada de decisões em situações complexas e muitas vezes rotineiras.
Transtornos mentais relacionados ao trabalho: Existe uma crescente nos números de afastamentos por doenças mentais ocasionadas pelo trabalho, como Burnout, depressão, ansiedade. E a psicoterapia, muitas vezes, junto com a medicação adequada, ajuda no tratamento e recuperação dessas pessoas.
Em suma, a psicoterapia oferece um espaço para explorar e abordar questões emocionais e comportamentais que impactam a vida profissional, contribuindo para um desenvolvimento pessoal e profissional mais satisfatório.


