top of page

Como suas emoções podem impactar na sua Saúde Mental?

  • Foto do escritor: Jéssica Moura
    Jéssica Moura
  • 19 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de jul. de 2024




Mulher ansiosa e angustiada


A forma como se lida com a emoção é alicerçada no ambiente de desenvolvimento da primeira infância (0 aos 6 anos), se foi um ambiente onde era permitido sentir qualquer emoção, possivelmente a pessoa terá mais facilidade de regular suas emoções na vida adulta. No entanto, se o ambiente não acolhia o estado emocional da criança, esse adulto normalmente não conseguirá regular suas emoções, e utiliza por vezes de anestesias para lidar com o processo emocional.


No senso comum acredita-se que as emoções precisam ser controladas, ou não exista reações emocionais, e nesse processo muitas vezes suprime-se a emoção sentida, fingir que a emoção não existe, afeta todo o processo de saúde mental.  O processo de não querer sentir, abre espaço para criar uma anestesia emocional, para não acessar memórias principais relacionadas aquela emoção.


A anestesia emocional tem a função de esconder as memórias principais desencadeadas nesse processo emocional. Essas anestesias podem ser doces em excesso, massa, comida gordurosa, café, bebidas alcoólicas, envolver-se em brigas com outras pessoas para aliviar a emoção, realizar algum comportamento estereotipado, perfeccionismo, regras rígidas, necessidade de controle.


Durante a infância e adolescência, se dá significado as emoções, são as histórias que se conta a si mesmos ao longo da vida, e muitas vezes acreditamos que faz parte da nossa personalidade, mas na realidade não faz. É somente uma maneira que o cérebro aprendeu a lidar com todas situações que geram uma resposta emocional.


Algumas formas não adequadas de lidar com as emoções:

1-      Ruminação: Ficar pensando repetidamente em alguma situação, revivendo a mesma emoção do momento que ocorreu a situação

2-      Supressão: Não sentir, e recompensar através de anestesias

3-      Evitação: Quando deixa de fazer algo ou encontrar alguém por medo de sentir uma emoção indesejada, esse fator pode desencadear patologias psíquicas.


A maneira mais funcional de lidar com a emoção é regulando-a, da seguinte forma:


1-      Avaliação: Avaliar o que você está sentindo, pensando e se comportando de acordo com a determinada emoção. Como seu corpo reage e quais as consequências geradas em relação ao que está sentindo

2-      Aceitação: Aceitar o que está sentindo de maneira consciente

3-      Nomear: Dar nomes as suas emoções, ensinando ao seu cérebro sobre o que você está sentindo

4-       Estratégias não conscientes: O que você já faz para se sentir melhor frente a uma emoção, sem perceber. Isso é um reportório criado ao longo do seu desenvolvimento, comece a observar quais são essas estratégias de uma forma mais consciente


Sentir as emoções é inerente à vida, aprender a identificar quando que essas emoções estão ficando grandes demais, a ponto de impactar nos seus comportamentos, relacionamentos e atividades do dia a dia, faz parte de um reportório comportamental que gera saúde mental.


Para desenvolver estratégias funcionais de regulação emocional, e ampliar o reportório comportamental para lidar com as emoções, retire as anestesias, se permita sentir, e se necessário procure ajuda de um profissional.

 
 
bottom of page