Seis benefícios da Psicoterapia para Brasileiros que moram no Exterior
- Jéssica Moura
- 3 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jul. de 2024

Os brasileiros que moram no exterior podem encontrar algumas dificuldades emocionais ao realizar essa mudança. As dificuldades são variadas e irá depender de diversos fatores, como o motivo da decisão de morar fora, o país de destino, as condições vivenciadas nessa nova vida, rede de apoio disponível.
Dessa forma, embora as dificuldades possam ser diversas, pode-se destacar algumas mais comuns, como o choque cultural, adaptação com novos costumes e valores, saudade da família e amigos, dificuldade de se comunicar e expressar em uma nova língua, discriminação e preconceito, insegurança financeira, problemas de identidade, dificuldade de interação social e construção de novos relacionamentos.
A combinação de todos esses fatores listados, podem gerar problemas na saúde mental, desenvolvendo ansiedade, depressão, dificuldade de lidar com as emoções, estresse gerado pela adaptação a nova vida, falta de motivação e definição de objetivos claros, dificuldade nos relacionamentos e problemas familiares.
Pensando nesse cuidado da saúde mental, a psicoterapia para brasileiros que moram no exterior é um ótimo recurso. A terapia com profissionais também brasileiros, pode trazer alguns benefícios, sendo elas:
1- Compreensão cultural: A compreensão da cultura, favorece um vínculo empático e um entendimento mais profundo das dificuldades de adaptação cultural.
2- Linguagem e comunicação: Psicoterapia na língua materna permite uma comunicação mais fluída e expressiva, possibilitando a expressão de emoções de maneira mais autêntica.
3- Apoio para as questões de identidade: os desafios relacionados a cultura e ao processo de adaptação pode gerar questões de identidade, assim um psicólogo brasileiro, estará preparado para respeitar e valorizar a identidade brasileira do paciente.
4- Redução do isolamento: A psicoterapia promoverá um ambiente seguro e permitirá a pessoa diminuir a sensação de estar sozinho.
5- Suporte emocional e adaptativo: O processo de terapia auxiliará a desenvolver estratégias de enfrentamento, através de técnicas validadas para manejo do estresse e sucesso na adaptação da nova vida.
6- Construção de rede de apoio: O psicólogo passa a ser parte da rede de apoio do paciente, entendendo as questões culturais e emocionais.
Em suma, a psicoterapia com psicólogos brasileiros oferece um suporte culturalmente sensível e linguisticamente acessível, essencial para o bem-estar emocional dos brasileiros expatriados. Ela facilita a adaptação, promove a saúde mental e contribui para uma melhor qualidade de vida no exterior.