top of page

Benefícios da Psicoterapia para transtornos mentais e dificuldades emocionais.

  • Foto do escritor: Jéssica Moura
    Jéssica Moura
  • 18 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de mai.


Pessoa com dificuldades emocionais

O processo de psicoterapia pode auxiliar em diversos processos emocionais, envolvendo um trabalho que consiste em avaliar o cerne da constituição das emoções. Avaliando efetivamente quais as sensações físicas, reações corporais, comportamentos, pensamentos que são observados ou sentidos que gera algum prejuízo no cotidiano daquela pessoa.


Existem pessoas que já possuem diagnósticos de transtornos mentais que se referem a condições de saúde que afetam o humor, o pensamento e o comportamento de um indivíduo, alguns exemplos comuns são Ansiedade Generalizada, Depressão, Transtorno Bipolar, dentre outros. Esses diagnósticos devem ser feitos por um psiquiatra ou psicólogo, baseado no Manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). A psicoterapia pode trazer suporte para essas pessoas trabalharem as condições emocionais juntamente com a medicação que deve ser prescrita por um médico psiquiatra.


Por outro lado, as características de transtornos mentais podem incluir uma variedade de comportamentos e padrões emocionais que, embora não necessariamente indiquem a presença de um transtorno mental específico, podem ser indicativos de dificuldades emocionais ou psicológicas. Essas características podem manifestar-se como, por exemplo, reações extremas a situações cotidianas, dificuldades de concentração, alterações no apetite ou no sono e sentimentos persistentes de tristeza ou irritabilidade, sentimentos de ansiedade constante e pensamentos catastróficos.


A psicoterapia embasada nos estudos da Análise Transacional e Neurociência afetiva, trazem diversos recursos terapêuticos que permitem que o indivíduo compreenda melhor o que sente, pensa e como se comporta frente a determinada situação do seu cotidiano. Auxiliando em diversas condições de saúde mental.


De forma, que o objetivo da psicoterapia é possibilitar um ambiente seguro para essas pessoas desenvolverem habilidades emocionais, adquirirem novos reportórios comportamentais e de comunicação, além de possibilitar o aprendizado sobre as emoções, como regula-las e viabilizar o questionamento dos pensamentos automáticos e muitas vezes negativos que desencadeiam reações disfuncionais. Permitindo assim, que aprenda a lidar com dificuldades emocionais de maneira saudável.


Em suma, os benefícios da psicoterapia para transtornos mentais e dificuldades emocionais é possibilitar que a pessoa adquira recursos para promoção de sua saúde mental, além de oferecer suporte e estratégias para lidar com as dificuldades, independentemente de serem diagnósticos formais ou características de comportamento.

 

 
 
bottom of page