top of page

Saiba identificar os sintomas de Depressão

  • Foto do escritor: Jéssica Moura
    Jéssica Moura
  • 8 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de jul. de 2024

Mulher com depressão sentada na janela

A depressão é uma alteração afetiva que acomete pessoa de diversas idades, tendo uma incidência maior em mulheres, em função das oscilações hormonais que ocorrem. É considerado em transtorno de humor, que pode estar relacionado com fatores genéticos, que provocam alterações bioquímicas no cérebro.


Ainda é comum negligenciar a depressão, como uma doença, e encarrar com uma tristeza corriqueira. No entanto, em muitos casos, quando a pessoa percebe a gravidade do problema pode estar com o quadro já avançado.


Existem os graus de depressão, que podem ir de sintomas leve, em que já é perceptível impactos no cotidiano da pessoa depressiva. Estágios moderados, em que os impactos são mais significativos, e o estágio severos, em que a pessoa não consegue realizar atividades simples e diárias de sua rotina.


A depressão é mais comumente conhecida pelos seus sintomas de tristeza, apatia, falta de vontade de realizar atividades que anteriormente eram prazerosas. Mas para além dos sintomas de tristeza excessiva e recorrente, a depressão ainda pode apresentar alguns outros sintomas, destacados a seguir:


  • Cognitivos: desesperança, visão negativa de si mesmos, baixa concentração, perda de memória, baixa autoestima, sensação de culpa ou fracasso, pensamentos de suicídio

  • Motivacionais: passividade, falta de iniciativa, falta de ânimo e persistência.

  • Emocionais: tristeza excessiva, irritabilidade, agressividade, perda de interesse, perda de afeto pelas pessoas em sua volta.

  • Físicos: Mudança no apetite (comer muito ou não comer), alterações do sono (insônia ou excesso de sono), aumento de dores físicas, somatização.


É importante distinguir a depressão patológica do sentimento de tristeza. A emoção da tristeza ela é primária e pode acontecer em situações adversas que ativam essa emoção, por exemplo luto, perda de um relacionamento, desentendimentos familiares, dificuldades profissionais ou escolares. No entanto, as pessoas que passam por essas situações percebem que existe uma forma de superá-las e continuam encontrando prazeres e motivação na vida cotidiana.


Em contrapartida, as pessoas em quadros depressivos, são marcadas pela desesperança e tristeza sem motivo aparente, não conseguem perceber o bem-estar ou prazer em nada que possa ser feito.


Para um melhor diagnóstico é importante procurar uma rede de apoio de saúde mental, como médico psiquiatra e psicólogos. O tratamento do transtorno depressivo, normalmente envolve a medicação e psicoterapia, em conjunto com uma mudança de estilo de vida, incluindo atividade físicas, redução de álcool ou outras drogas e o cuidado integral da saúde mental.



 
 
bottom of page